Gestão de infraestrutura de TI

A gestão de infraestrutura de TI

se tornou uma atividade-chave dentro das empresas, sendo essencial tanto para as tomadas de decisão quanto para impulsionar o crescimento estratégico dos negócios no mercado.

tecnologia ajuda a otimizar processos e ganhar mais agilidade no dia a dia de trabalho. Para toda estrutura corporativa funcionar alinhada aos novos recursos digitais, ter profissionais de TI por perto se tornou essencial. 

Como objetivo de toda empresa é ganhar mercado e obter retorno dos seus investimentos, modernizar a infraestrutura faz parte desse trabalho.

Se o seu negócio está evoluindo e precisa de um gerenciamento inteligente, continue lendo e entenda tudo sobre o que é gestão de infraestrutura de TI, como ela funciona e dicas de gestão para essa área que dão resultado.

O que é gestão de infraestrutura de TI?

A gestão de infraestrutura de TI é a atividade que envolve o gerenciamento de todos os componentes, recursos e equipe de tecnologia da informação utilizados por uma empresa. 

Alguns exemplos de tarefas realizadas por esse setor são:

  • políticas de TI da empresa;
  • estruturação de processos;
  • compra e manutenção de equipamentos;
  • gerenciamento dos dados do negócio;
  • definição dos perfis de profissionais para o departamento;
  • contato com fornecedores, etc.

Esses e outros pontos estão relacionados aos objetivos e metas estratégicas gerais da empresa e estão alinhados a necessidade de cada departamento para que as partes contribuam com o todo. 

Muitas empresas escolhem fazer o outsourcing de TI ao invés de montar uma equipe interna para cuidar da gestão.

Com um bom fornecedor, a empresa consegue alinhar com a mesma eficácia seus objetivos aos principais recursos tecnológicos que vão contribuir para o alcance das metas

Como funciona o departamento de gestão de infraestrutura de TI

Caso não haja esse setor na empresa, o primeiro passo é criar um departamento de gestão de infraestrutura de TI. Muitas empresas começam do zero esse alinhamento seja com uma equipe própria ou terceirizada. 

O setor fica responsável por conduzir as tarefas descritas acima dentre outras como:

  • eliminar processos duplicados;
  • garantir que toda empresa siga os padrões estabelecidos;
  • melhorar o fluxo do banco de dados da empresa;
  • facilitar a adaptação às diferentes ferramentas;
  • tornar o trabalho mais eficiente;
  • criar as políticas e boas práticas de TI.

Devido ao grande número de atividades, pode ser feita uma subdivisão interna no departamento para a criação de áreas de trabalho. Por exemplo: gerenciamento de sistemas, de rede, de armazenamento, dentre outros.

Assim, a equipe se divide para dedicar e atender as demandas do negócio de forma organizada.

Também é responsabilidade da gestão de infraestrutura de TI estabelecer indicadores de infraestrutura de TI.

Essas métricas são importante para guiar o crescimento do próprio departamento e saber o resultado das práticas implementadas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a gestão de infraestrutura de TI, reunimos a seguir as principais dicas para fazer um bom gerenciamento deste setor no seu negócio.

Dicas para conduzir a gestão de infraestrutura de TI

1. Reforce a segurança da rede da empresa

Quando se trata de informações de negócio, a segurança de dados é um fator primordial. Por isso, sua equipe de gestão de infraestrutura de TI deve reforçar a segurança de toda rede de dados. 

Mas quais seriam os principais pontos no quesito segurança?

Primeiro faça a criptografia dos discos rígidos dos computadores (internos e desktops) para criar uma barreira que dificulta a ação de um “ataque” as máquinas da empresa. 

Em parceria com o setor de RH, promova uma ação de endomarketing para fixar as principais medidas de segurança que todos os funcionários devem seguir.

Muitos profissionais cometem erros básicos no dia a dia, mas que infectam as máquinas com vírus, com programas desnecessários, etc. Fazer treinamentos, enviar dicas por e-mail ou nos murais dos departamentos são alguns exemplos para educar toda a empresa.

Outra ação que vai reforçar a segurança dos dados da empresa é limitar o acesso aos arquivos-chaves da gestão do negócio, liberando algumas pastas e arquivos apenas para os diretores de departamento, por exemplo.

Alguns softwares chamados de endpoints podem ser instalados nos servidores e em todos os dispositivos para reforçar a barreira de segurança.

2. Implemente um sistema de confirmação em duas etapas

Para completar, a estrutura de redes também oferece um custo-benefício muito interessante. É algo que diminui a necessidade de suporte de TI, ao mesmo tempo em que apresenta segurança, praticidade e versatilidade.

O investimento é duradouro, já que o potencial escalável é real. Por isso, é possível conquistar ou disponibilizar aos clientes um custo-benefício atraente e que justifica a adesão. Inclusive, é algo ligado ao próprio modelo, então deve ser considerado na decisão.

estrutura de redes é essencial para garantir conexão, integração e bom desempenho. O funcionamento se baseia na ligação de diversos componentes, em um arranjo escalável e com bom custo-benefício. Por isso, é uma alternativa adequada para diferentes situações.Ainda pensando na segurança da empresa, outra funcionalidade que a gestão de infraestrutura de TI pode implementar é a proteção de senhas.

 

Atualmente, muitos serviços já usam um recurso chamado de ‘confirmação em duas etapas’. Esse item funciona como uma camada extra de proteção.

 

Isso é útil, principalmente, para serviços com login e senha. Caso o usuário perca seu acesso ou alguém tente acessá-lo remotamente de um dispositivo desconhecido, automaticamente o sistema pede uma informação extra. Outra senha, confirmação via código enviado por SMS, e-mail, etc.

 

Esse recurso ajuda a educar os usuários mais descuidados, mas também permite trabalhar de locais remotos com a garantia de que qualquer acesso seja registrado pelo sistema da empresa.

3. Aproveite o poder da nuvem

As soluções de tecnologia em nuvem são grandes aliadas da gestão de infraestrutura de TI. Vários programas de gerenciamento de projetos, programas de comunicação, armazenamento de arquivos agilizam as trocas de informações e documentos na empresa.

Além disso, são ferramentas de fácil adaptação que contribuem para agilizar atividades, deixando o dia a dia da equipe mais dinâmico.

Algumas podem exigir um treinamento na implementação que pode ser fornecido tanto pela equipe do departamento quanto pela empresa fornecedora.

Garantir que a equipe tenha capacitação, recursos e o suporte necessário é uma forma de manter o time mais seguro e a empresa no caminho da produtividade no trabalho

Confira mais quatro dicas no vídeo abaixo:

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