Você sabia que o chuveiro é um dos principais causadores de acidentes elétricos? Isso mesmo, trocar a temperatura com o aparelho ligado é responsável por uma grande parcela dos acidentes elétricos. De acordo com o Anuário Estatístico 2018 da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no ano de 2017 foram registrados 1.387 casos de acidentes desse tipo. Desse total, 702 resultaram em óbito.
Uma notícia que não gostaríamos de trazer é que os acidentes elétricos aumentaram no primeiro semestre de 2022, mas infelizmente aumentaram. Mas é por isso que a ajserviços e tecnologia existe, para levar conhecimento, conscientizar a sociedade e reduzir, a té quem sabe um dia, extinguir de vez este assunto.
Mas afinal, o que é o choque elétrico?
Os choques elétricos são resultantes da passagem de uma corrente elétrica pelo organismo. Eles causam desde a sensação de formigamento, dores musculares, contrações, queimaduras graves, convulsões à paradas cardíacas. Ainda de acordo com a pesquisa, os choques elétricos foram responsáveis por 57% dos casos registrados de acidentes.
Como lidar com acidentes elétricos
O primeiro passo para lidar com acidentes elétricos é cortar a corrente elétrica, desligando a fonte de energia. Em seguida, afastar a pessoa do objeto causador do choque elétrico, utilizando materiais como madeira ou borracha, que não são condutores de energia. Ainda é importante não encostar no paciente, para que a corrente elétrica não seja transmitida.
Por fim, é imprescindível entrar em contato com uma equipe de emergência, para receber indicações e obter atendimento de médicos qualificados.
Como prevenir acidentes elétricos
Agora que você já sabe o que são os choques elétricos, é importante entender como evitar esse problema. Confira abaixo as principais medidas para prevenir acidentes elétricos:
– Ficar atento à presença de fios desencapados ou partidos;
– Não deixar o carregador na tomada sem que esteja sendo utilizado;
– Utilizar tampas de proteção nas tomadas que não estão sendo utilizadas;
– Não deixar equipamentos elétricos ao alcance de crianças;
– Apostar no Fio Terra em dispositivos que interrompem o fluxo de energia ao detectar fuga de corrente elétrica;
– Atualizar as tomadas de 3 pinos – o pino do meio tem o papel de amenizar variações elétricas e choques;
– Ao trocar lâmpadas, certificar-se que o circuito está desenergizado e desligue o disjuntor;
– Ter cautela ao utilizar benjamins e extensões, para não sobrecarregar as tomadas;
– Para realizar serviços envolvendo eletricidade, contar sempre com a ajuda de um profissional qualificado.
A parceira certa na hora de lidar com acidentes
Na hora de lidar com acidentes elétricos, é importante contar com uma equipe médica que ofereça atendimento rápido e efetivo no local da ocorrência. A Medicar pode ser uma grande aliada nesse momento, uma vez que disponibiliza uma equipe qualificada e garante a agilidade no socorro.
A empresa ainda oferece auxílio médico por telefone 24 horas, o que ajuda a agir corretamente e agiliza o atendimento, contribuindo com o bem-estar do paciente.