Se liga nas dicas

7 DICAS PARA FAZER A MANUTENÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Publicado por em  – Blog do Adias

Foi-se o tempo em que aparelhos de refrigeração eram itens de luxo dentro de residências, escritórios e outros espaços. Hoje, são necessários em praticamente todos os locais, garantindo o bem-estar de todos e até aumentando a produtividade em ambientes de trabalho. Por isso, é fundamental saber mais sobre a importância e como fazer a manutenção de ar-condicionado.

Cada dia mais modernos e acessíveis, esses aparelhos se tornaram indispensáveis na casa do brasileiro, principalmente em cidades mais quentes. Porém, é preciso tomar algumas precauções com relação à manutenção para garantir seu melhor desempenho. Afinal, sem os cuidados necessários, o aparelho pode não entregar o resultado esperado.

Além de prevenir panes e prolongar o tempo de vida do equipamento, a manutenção periódica ajuda na economia de energia e também a combater danos à saúde, no caso de alergias, por exemplo. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais nesse assunto e conferir alguns tópicos que podem ser úteis para você? Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

Quais pontos considerar para fazer a manutenção do ar-condicionado?

Vamos, então, direto ao que realmente interessa? Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes para fazer a manutenção do ar-condicionado. Antes de iniciar o processo, porém, tenha a certeza de que as tensões elétricas que alimentam o aparelho estejam desligadas. Uma vez desativadas, você poderá conferir os pontos descritos abaixo:

Verificar se o aparelho está ligado corretamente

O ar-condicionado deve estar corretamente conectado à rede principal. Ou seja, todos os dispositivos manuais ou automáticos de manobra e proteção do circuito devem estar devidamente ligados sem quaisquer interrupções, tais como chaves abertas, fusíveis queimados, etc. O termostato e a chave interruptora também deverão estar regulados e na posição correta.

Realizar limpeza preventiva

O acúmulo de poeira nos gabinetes, grelhas e na área ao redor do aparelho pode obstruir e reduzir o fluxo de ar para o ar-condicionado, tornando-o mais fraco e reduzindo sua capacidade de funcionamento. Por isso, esses locais precisam ser mantidos sempre limpos.

Você pode fazer isso com o auxílio de um pano ou flanela macia umedecidos em sabão neutro ou água morna. Mas, atenção: durante a limpeza, jamais deve-se utilizar álcool ou solventes, pois estes produtos podem danificar o aparelho.

Higienizar periodicamente as serpentinas

A serpentina do ar-condicionado é responsável pelo processo de climatização. A falta de higienização e sujeira acumulada nelas, somado à umidade do interior do aparelho, podem oferecer um ambiente propício para a formação de colônias de fungos, bactérias, mofo, entre outros contaminantes.

Para evitar a proliferação de quaisquer microrganismos, é preciso manter a higienização periódica das serpentinas. Para limpar as aletas — responsáveis pela direção do vento —, direcione um jato de água com baixa pressão ou um jato de ar comprimido no sentido inverso das peças. Lembre-se que todo cuidado é pouco para não danificar o seu equipamento.

Analisar as conexões do aparelho

Para evitar problemas com o aparecimento de vazamentos, ruídos e vibrações, durante a manutenção do ar-condicionado o usuário deve verificar se as conexões, flanges e outras fixações estão bem apertadas. É por meio delas que ocorre a troca de temperaturas e o escoamento da água. Qualquer falha pode ser o suficiente para causar um vazamento, por exemplo.

Conferir as condições das peças metálicas e tubulações

As peças metálicas e tubulações do ar-condicionado devem estar sempre no local correto e em boas condições. Para isso, é necessário conferir se o isolamento entre as peças está instalado de maneira adequada para evitar possíveis problemas com o equipamento.

Outra medida de manutenção do ar-condicionado é a realização da limpeza do filtro regularmente, pelo menos uma vez por mês. Isso deve ser feito para assegurar o total funcionamento do aparelho.

Verificar a bobina do ar-condicionado

Por menores que sejam, as bobinas também são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho. Por isso, a verificação desse item deve fazer parte da manutenção de ar-condicionado. Ao chamar um técnico para avaliar o aparelho, é importante pedir um pouco de atenção a essas peças.

Proteger o interior e o exterior do aparelho

Além de todos os detalhes mais técnicos, é importante também tomar os cuidados necessários com o aparelho em geral. Assim como você tenta proteger o seu celular ou a sua televisão, por que não fazer o mesmo com o seu aparelho de ar-condicionado? Portanto, é preciso tomar as medidas necessárias para proteger o interior e o exterior do aparelho.

O primeiro passo para isso é planejar o local onde o aparelho vai ficar posicionado dentro do ambiente, deixando longe de possíveis quedas ou acidentes, por exemplo. Ele não deve ficar exposto ao sol e chuva. Além disso, é importante não deixar o interior e o exterior do ar-condicionado desprotegidos.

Quais são os benefícios de fazer a manutenção do ar-condicionado?

Você já sabe o que precisa fazer para realizar a manutenção do ar-condicionado de forma precisa, certo? Que tal, então, não deixar nenhuma dúvida sobre a importância dessa prática? Afinal, existem muitos benefícios de realizar a manutenção periodicamente, tanto para a saúde quanto para o aparelho. Entre eles, podemos destacar:

Prevenção do mau funcionamento

Como você viu, o ar-condicionado está exposto ao acúmulo de poeira e outros microrganismos que podem obstruir os filtros, turbinas e serpentinas.

Além de trazer prejuízos ao aparelho e causar problemas para a saúde, a sujeira atrapalha o seu bom funcionamento, sendo uma das principais causas de pane. Por isso, realizar a manutenção preventiva e manter a limpeza em dia evita o acúmulo de sujeiras e aumenta a vida útil do equipamento.

Benefícios à saúde

A poeira acumulada no ar-condicionado volta para o ambiente à medida que ele é usado. Ou seja, quando a limpeza não é realizada, os filtros liberam novamente a sujeira retida. Essa condição pode trazer tanto problemas para o equipamento quanto um risco à saúde do usuário.

A manutenção e higienização regular do equipamento deve ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias para reter as impurezas e microrganismos em seu filtro. Dessa forma, fica mais difícil a proliferação de bactérias e fungos causadores de sinusites, rinites e outros problemas de saúde.

Maior durabilidade

Não importa se o aparelho está em uso ou não: a falta de manutenção preventiva pode originar ferrugem e corrosão nas peças. E isso acontece com mais incidência especialmente em cidades litorâneas.

Para garantir sua eficiência, o ar-condicionado deve ser mantido sempre em boas condições de limpeza. Além de prolongar a vida útil das peças e conservá-lo por mais tempo, o equipamento proporcionará maior conforto para quem o utiliza.

Economia

A falta de manutenção e limpeza faz com que o ar-condicionado trabalhe mais forçado, sobrecarregando o compressor, que tem com função resfriar o ambiente. Funcionando nessas condições, o aparelho consome muito mais energia elétrica e, consequentemente, também acaba pesando mais no bolso do usuário.

Para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês, é preciso usar o equipamento moderadamente e se atentar para os períodos em que deve ser realizada a limpeza e a manutenção preventiva. Por mais que possa parecer um trabalho desnecessário ao analisar friamente, é importante fazer a manutenção corretamente para colher esses benefícios.

Existe um período certo para fazer a manutenção do aparelho?

Geralmente, a manutenção do ar-condicionado é feita quando há um acúmulo de sujeiras ou quando existe algum problema com o funcionamento do equipamento, como um ruído incomum ou impotência no processo de refrigeração. No entanto, cada modelo de ar-condicionado apresenta suas particularidades. Dessa forma, o ideal é que o usuário verifique no manual do aparelho a frequência correta de manutenção.

Recomenda-se também a manutenção profissional uma vez por ano. Realizada por um técnico autorizado, a limpeza do ar-condicionado é feita de maneira mais rigorosa: o profissional vai desmontar o equipamento para ser higienizado por completo, utilizando produtos específicos para este fim. Assim, é possível garantir maior durabilidade do equipamento e manter o ar-condicionado em excelentes condições por mais tempo.

O que diz a lei sobre a manutenção de instalações e equipamentos?

Como falamos no início deste texto, a popularização dos aparelhos de ar-condicionado exigiram também que as autoridades competentes se posicionassem em relação às regras, obrigações e cuidados necessários, por exemplo. No dia 5 de janeiro de 2018, portanto, foi publicada uma lei que todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas.

Mais conhecida como Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), a Lei 13.589/2018 exige que todos esses locais sigam um padrão de qualidade. Ou seja, devem fazer o acompanhamento adequado de todos os aparelhos para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente. O prazo para os requisitos é de 180 dias depois da regulamentação da lei, ou seja, todo cuidado é pouco.

Afinal, muitos acidentes podem acontecer por conta da falta de manutenção desses aparelhos e muitas pessoas podem ser colocadas em risco, por exemplo. Por isso, é importante compreender essa lei e ficar por dentro das principais exigências e necessidades. Dessa forma, é possível assegurar que os aparelhos na sua casa, escritório ou qualquer ambiente estejam funcionando corretamente.

Fazer a manutenção do ar-condicionado é, portanto, fundamental para que o custo-benefício do aparelho seja, de fato, positivo para você. No final das contas, não adianta nada escolher o item mais adequado para o que você deseja e, na prática, desperdiçar o potencial do seu aparelho, certo? Esse constante monitoramento é essencial.

Agora que você já sabe qual é a importância e o que fazer para realizar a manutenção de ar-condicionado, que tal garantir a escolha do melhor aparelho para proporcionar o conforto necessário para a sua família? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a encontrar a melhor opção para os seus objetivos!

Para muita gente, comprar um ar condicionado é uma prioridade ou até a realização de um sonho. Pelo fato do Brasil ser um país tropical e as temperaturas estarem cada vez mais altas, o ar condicionado consegue trazer um conforto térmico em nossas residências e no trabalho, o que o torna um item indispensável e muito desejado.

Ao adquirir um ar condicionado você deve, também, contratar um serviço de instalação, pois existe uma série de procedimentos técnicos que somente um especialista pode executar.

Segue algumas dicas indispensáveis na hora de contratar um profissional que fará a instalação do seu ar condicionado;

  • Mínimo de tubulação entre a evaporadora e condensadora, pode variar de 2 a 5 metros dependendo da marca;
  • Encanamento de cobre, a maioria dos fabricantes não aceita tubulação de alumínio;
  • Isolamento térmico individual;
  • Procedimento de desidratação a vácuo, exigido por todos fabricantes (este item afeta diretamente no tempo de vida útil do equipamento);
  • Teste de estanqueidade, exigido por todos fabricantes (este item verifica a existência de possíveis vazamentos de fluido refrigerante);
  • Ponto elétrico individual, exigido por todos fabricantes.

A falta de qualquer um destes pontos pode acarretar à perda da garantia do seu equipamento.

Conheço várias histórias, até presenciei algumas, onde clientes em busca de economia acabam solicitando serviço de instalação de ar condicionado para profissionais de outras áreas, sem conhecimento técnico e ferramental adequado.

Isso pode gerar transtornos, alguns exemplos são: vazamento de gás (fluido refrigerante), água pingando do lado interno (evaporadora), perda da garantia do equipamento e diminuição da vida útil do equipamento por falta de procedimentos técnicos.

Ou seja, escolher um profissional que não tenha as devidas competências e que não esteja realmente preparado, pode gerar um estresse desnecessário.

O Ar Condicionado foi desenvolvido para deixar ambientes climatizados com temperatura agradável e sensação térmica ideal para uma boa noite de descanso ou um dia intenso de trabalho. Fica a dica.

Gosta do nosso conteúdo

Ao ler nossas postagens você identificou algum problema? então entre em contato conosco para solucionarmos o problema e mantenha a segurança novamente. Click no botão abaixo para falar com um profissional . 

Criado por PortalRD

Copyright © 2021 Todos os direitos reservado ajservicosetecnologia.com.br